Hotel do Colégio
EN

O Hotel

Hotel do Colégio

Ilha de São Miguel - Ponta Delgada

O Hotel do Colégio é um boutique hotel que funciona numa casa senhorial, construída no século XIX, em plena época áurea do comércio da laranja de Ponta Delgada para Inglaterra. Acolheu, no século XIX, várias gerações de alunos açorianos, quando funcionou como Colégio A Colmeia, e foi a primeira morada do Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada.

Com uma localização privilegiada, no centro histórico da cidade, é um hotel único, que alia o charme da época em que foi construído aos confortos modernos.

Foi completamente renovado em 2017, no sentido de modernizar a imagem, decoração e ambiente no geral. A história do edifício passou a estar refletida na decoração dos quartos, que evocam o colégio e o conservatório em duas áreas distintas do hotel.

A nossa prioridade é fazer com que se sinta em casa. Por isso, dedicamo-nos a oferecer-lhe uma experiência única, com uma estadia personalizada, assegurada por uma equipa atenta e pronta para o ajudar a descobrir a essência e alma açoriana.

Comodidades do Hotel

Espaços de Conforto e Lazer

Lounge

Aqui, queremos que se sinta em casa! Relaxe na nossa sala de estar, sob os arcos de pedra, característicos da época em que o edifício foi construído, no século XIX. Entregue-se a um livro ou a dois dedos de conversa, vivendo histórias entre a História.

Piscina

Onde há uns anos encontraria o recreio do Colégio A Colmeia, hoje está a nossa piscina exterior, para relaxar sem ter de sair do centro da cidade. Esta marca o centro do Hotel, tendo ligação ao restaurante e ao bar.

Restaurante HAIBU

O HAIBU somos fiéis à gastronomia japonesa, respeitando os seus sabores e tradições,
exigentes com a qualidade dos ingredientes e na valorização de produtos
locais da época, na verdade da preparação e na simplicidade estética da apresentação.

O Haibu tem como objetivo proporcionar uma experiência Autêntica, que se baseia nas
raízes e tradições japonesas e na Consistência dos pratos da gastronomia Oriental. 

Nesta viagem gastronómica, a nossa rota é oferecer um conceito Cativante, Autêntico e
Consistente da “tradicional culinária caseira japonesa”.

Ficha Técnica

Classificação: 4 estrelas
Época de Construção: século XIX
Ano das últimas renovações: 2017
Número de Pisos: 3
Check-in: a partir das 14h
Check-out: até às 12h
Coordenadas: 37°4+4'32.40"N / 25°40'10.08"O

Informação dos Quartos

Número Total de Quartos: 59
Tipologias: Standard (45 quartos), Superior (14 quartos), Júnior Suite (1 quarto) e Suite (1 quarto)

Comodidades: ar condicionado, casa de banho privativa, cofre, minibar, mesa de escritório, secador de cabelo, artigos de higiene pessoal, wi-fi gratuito, TV cabo, telefone, limpeza e arrumação diárias, sofá-cama em quartos seleccionados. Cama-extra e berço a pedido e dependente de disponibilidade.

Comodidades e serviços do hotel

  • Recepção 24 horas
  • Elevador
  • Depósito de Bagagens
  • Wi-Fi gratuito
  • Ar Condicionado
  • Piscina Exterior
  • Restaurante
  • Bar
  • Sala Comum
  • Lavandaria
  • Estacionamento nas imediações, sujeito a pagamento conforme o horário

História do Hotel

Mais de um século de história

Foi assim que Estácio da Veiga descreveu a ilha de São Miguel quando por cá passou, em 1864. Os Açores viviam então tempos de grandes mudanças na sociedade, em consequência da próspera economia, assente na exportação de laranja para Inglaterra. Foi num clima de optimismo que José Rego Pontes encontrou a sua terra natal, quando regressou do Brasil.

Acompanhando este desenvolvimento, decidiu mandar construir uma casa digna da sua fortuna e da nova alta sociedade micaelense. Assim nasceu o edifício onde hoje funciona o Hotel do Colégio.

Ainda é possível identificar marcas arquitetónicas que nos remetem para a construção micaelense do século XIX, como os trabalhos em basalto local e o torreão central, que servia originalmente para avistar os navios que chegavam ao porto de Ponta Delgada para os carregamentos de laranja.

Pouco tempo depois, o proprietário original passou a casa à família do Coronel Nicolau Maria Raposo do Amaral. Várias figuras marcantes passaram por aqui, entre elas o ex-presidente da República Portuguesa, Marechal Gomes da Costa e o Consûl Alemão, no século XX. Nesse século, os baixos do edifício foram adaptados para acolher o externato “A Colmeia”, fundado por Margarida Cymbron Borges de Sousa.

Várias gerações de micaelenses encheram as salas de aula, entre eles Fernando Neves, atual proprietário do Hotel, que o trata com a mesma estima com que se trata uma casa, com igual apego e dedicação. Os andares superiores, por sua vez, guardam a música que durante muitos anos, ocupou as suas salas, quando aqui foi fundado o Conservatório Regional de Ponta Delgada. É por isso que o Hotel tem atualmente duas alas, a do Colégio e do Conservatório, com uma personalidade única, fruto das memórias que ainda habitam os seus corredores.